Projetos de pesquisa - Profª Lucilia Kato

Contribuição ao estudo da família Rubiaceae: avaliação biológica e isolamento/elucidação estrutural de metabólitos de espécies endêmicas do Cerrado de Goiás e Tocantins

Edital Universal aprovado pelo CNPq, na faixa A, edital de 2009, processo 30816/2015-1. Valor R$19.980,00

O grupo de Produtos Naturais do Instituto de Química (IQ-UFG), em colaboração com pesquisadores do ICB/UFG, IPTSP/UFG e DQ/UEM buscam consolidar linhas de pesquisa, voltadas para o estudo das Plantas Medicinais do Cerrado, com o intuito de ampliar o estudo químico-biológico de um número significativo de espécies, qualificar a utilização das mesmas, resgatar e valorizar o saber tradicional e alertar para a preservação do ambiente Cerrado. A estratégia utilizada pelo grupo prevê o estudo, principalmente, de espécies utilizadas pela população na forma de chás e garrafadas as quais são vendidas em feiras livres e raizeiros. O estudo fitoquímico concentra-se em espécies da família Rubiaceae, especificamente, Psychotria, Molopanthera e Galianthe entre outras.

Cooperação entre os programas de pós-graduação DQ-UEM e IQ-UFG em atividade de formação de recursos humanos e pesquisa em plantas medicinais

Edital CAPES 08/2008, com vigência de 2009 a 2012, Prof. Dra Lucilia Kato como subcoordenadora local, Profª Drª Cecilia Maria Alves de Oliveira, como coordenadora local, com diversas missões entre alunos e professores que permitiu o desenvolvimento do projeto de fitoquímica com plantas endêmicas do Cerrado Goiano e da Mata Atlântica do Paraná.

Além da colaboração intensa com a UEM, aqui na UFG se consolidaram as colaborações com o ICB (Instituto de Ciências Biológicas) principalmente no estudo da atividade biológica, inicialmente com a prof. Lídia Guilo, com atividade antiproliferativa em células de melanoma humano e em seguida com a prof. Maristela Pereira e colaboradores ensaiando os metabolitos contra as enzimas patógeno específica isolado de Paraccocioidis brasiliensis e demais ensaios antifúngicos.

Metabolômica e estudo da atividade biológica de plantas do cerrado goiano

O grupo de Produtos Naturais e Síntese Orgânica do Instituto de Química (IQ-UFG), em colaboração com pesquisadores do grupo de Biologia Molecular do ICB/UFG, vem nos últimos anos, desenvolvendo estudos voltados para o estudo das Plantas Medicinais do Cerrado, com o intuito de ensaiar extratos e compostos isolados, ao fungo patogênico Paracoccidioides brasiliensis e suas enzimas patógeno-especificas, tais como Isocitrato liase (IcL) e Malato Sintase (MS), envolvidas no ciclo do glioxalato e expressa durante a transição micélio – levedura do fungo. Tendo em vista o potencial da família Rubiaceae como fonte de alcaloides indólicos com núcleo beta-carbonílicos com potencial atividade biológica, focamos o estudo para o isolamento e identificação de novos alcaloides de espécies de Psychotria e Galianthe além de outras espécies da família Rubiaceae endêmicas do cerrado goiano, bem como estendendo para outras espécies da família Euforbiaceae e Asteraceae.