Mestrado

Carlos Ferreira da Silva 

carlos_silva2@discente.ufg.br 

lattes logo

 

carlos - integrantes

Estudos químico-biológicos dos frutos jatobá-do-cerrado (Hymenaea stigonocarpa Mart) e cajuzinho-do-cerrado (Anacardium humile A. St.-Hil.) visando aplicações cosméticas 

Este projeto propõe uma investigação abrangente das partes menos exploradas dos frutos do jatobá-do-cerrado (Hymenaea stigonocarpa) e do cajuzinho-do-cerrado (Anacardium humile), com o objetivo de identificar potenciais aplicações na indústria alimentícia e de cosméticos. A pesquisa, inserida no contexto do avanço do conhecimento científico, visa preencher lacunas no entendimento dessas espécies, contribuindo para a valorização e preservação da biodiversidade local. Além do aspecto científico, este projeto também busca promover a integração entre indústria e comunidades extrativistas do nordeste goiano. Através da colaboração mútua, almejamos desenvolver estratégias sustentáveis que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a economia local. O projeto conta com a participação de um aluno de Iniciação Científica, André Luiz, responsável por desenvolver estudos voltados aos pigmentos naturais encontrados no pseudofruto do cajuzinho-do-cerrado, visando aplicações industriais. 

 

 

Cleysla Mendes da Silva 

cleysla.silva@discente.ufg.br 

lattes logo

 

cleysla - integrantes

Estudos químico-biológicos de mangabas (Hancornia speciosa Gomes) oriundas do Cerrado goiano visando aplicação industrial 

A mangaba (Hancornia speciosa Gomes), fruto nativo do Brasil presente no Cerrado, é fonte de renda para comunidades extrativistas goianas, comercializada in natura ou minimamente processada. Esta pesquisa, vinculada ao projeto da FAPEG, "Estudo de cadeias de suprimentos sustentáveis de produtos com valor agregado de frutos do Cerrado para uso industrial e geração de renda para comunidades extrativistas do nordeste de Goiás", concentra-se em estudos químico-biológicos e nutricionais das cascas, polpa e sementes de mangabas dessas comunidades. Em parceria com Labraflora Ltda., Luna Greentech Eireli e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/GO), e laboratórios de pesquisa como LaBiOrgUFCat, LANAL - FANUT, LabRMN-UFG, e LICBfp - UNIFESP, a pesquisa é orientada pela Dra. Vanessa Gisele Pasqualotto Severino. O objetivo central é contribuir para o desenvolvimento de produtos com valor agregado nos setores cosmético e alimentício, promovendo práticas sustentáveis e gerando benefícios econômicos para as comunidades envolvidas.

 

Jalles Fernandes Queiroz  

jallesfernandes@discente.ufg.br 

lattes logo

 

jalles - integrantes

Study of the Chemical Composition of Klotzschia glaziovii Leaves (Apiaceae ) 

Highlights Discovery of potential anticancer agents in Klotzschia glaziovii (Apiaceae). Extraction and structural elucidation unveil bioactive compounds. 
 

 

Kayro Matheus Pinto de Morais 

kayro06@discente.ufg.br

lattes logo

 

kayro - integrantes

Análise de perfil aromático, polifenóis e antioxidantes dos vinhos Malbec, Syrah e Sauvignon Blanc do cerrado goiano fermentados com Hanseniaspora vineae.

Orientado pela prof. Vanessa Giselle (UFG) e coorientado pela prof. Esther Theisen (Unipampa), tendo o aluno de Mestrado Acadêmico em Inovação (MAI) Kayro Matheus (Química) e as alunas de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI) Izadora Viana (Eng. Alimentos) e Paolla Xavier (Eng. Alimentos), o projeto tem como objetivo geral avaliar o perfil aromático de vinhos das variedades Syrah, Sauvignon Blanc e Malbec, fermentados com levedura apiculada Hanseniaspora vineae. As uvas usadas na pesquisa serão adquiridas em Águas Lindas, Goiás, com manejo de dupla poda e colheita de inverno. A técnica usada para análise de compostos aromáticos voláteis será a microextração em fase sólida com headspace (HS-SPME, do inglês Headspace-solid phase microextraction) associada à cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM).